[R-br] k means em variável 2d

Stefane Fonseca Freitas fanefonseca em gmail.com
Sáb Dez 18 15:24:44 -03 2021

Boa tarde usuários,

Sou iniciante no uso do R e tenho dúvidas em relação ao uso da função de
clusterização kmeans. Meu banco de dados é um perfil de refletividade, logo
tenho observações para cada nível na vertical, neste caso, 144 níveis.
Meu objetivo é aplicar o kmeans nesse banco de dados, preservando a
estrutura inicial dele, que é 2d.
Já realizei testes no R para outra variável 1d e li que era
necessário preparar o dado em formato data frame para então usar o
kmeans. No entanto, fiquei em dúvida se para esse caso específico, é
possível realizar a clusterização sem modificar essa estrutura que é
importante que se mantenha.

Desde já agradeço,