[R-br] Download de dados públicos do DATASUS

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Ter Dez 7 11:33:53 -03 2021

Saudações turma,

Talvez seja meio off topic mas não estou sabendo a quem recorrer. Eu estou
procurando uma maneira inteligente de acessar dados públicos que estariam
disponíveis pelo DATASUS.

1. Tem alguém na lista que trabalha com dados secundário do PNI (programa
nacional de imunizações)? Alguém que poderia me ajudar a encontrar dados
públicos dos CRIE?

2. Há alguns lugares meio escondidos do ministério da saúde e do datasus
que dão acesso a algumas coisas a partir de um ftp como aqui
ftp://ftp.datasus.gov.br/ Mas aqui os dados que me interessariam só vão até
2019, ou seja, não há  continuidade na disponibilização. Neste exemplo eu
acho que usar um utils::download.file() daria certo pra baixar por dentro
do R. Alguma sugestão mais inteligente para baixar arquivos por dentro do R?

3.Como baixar dados que me interessam de um sítio que não tem um ftp
visível e eu deveria dar um monte de cliques pra ver a o botão de baixar em
csv? http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/dhdat.exe?bd_pni/cpnibr.def por
exemplo nesse endereço eu deveria marcar na caixa "periodo" todos os anos,
na caixa "linha" marcar ano, na caixa "coluna" marcar imuno, depois na
seleções Imuno+ marcar "Sarampo" e clicar em pesquisa e só depois aparece o
botão salvar como csv ou excel. Não há um jeito inteligente de fazer isso
por dentro do R? Aceito sugestões de leitura!!! Eu tentei umas paradas no
RCurl, downloader e remotes mas sem sucesso.

Abraço forte a todos,

Pedro Brasil