[R-br] Análise de dados microbiológicos - Estatística não paramétrica

ana paula coelho madeira apcmadeira em hotmail.com
Sex Mar 27 14:29:57 -03 2020

Prezados colegas,

Boa tarde. Estou tentando analisar um conjunto de dados resultante de um experimento com queijo. Dentre as variáveis analisadas, temos a contagem de Coliformes e  Staphylococcus  cuja resposta, em muitos casos, aparece na forma de desigualdade, a saber:  "<1000" ou "< que um determinado valor". Na literatura, todos os trabalho na área de alimentos que me deparei trabalham com a Estatística não paramétrica, em função da não normalidade dos dados ( até aí ok!). Minha dúvida é como entrar com esses dados no R , sabendo que não tenho "uma número" específico?

Desde já agradeço

Ana Paula