[R-br] Probleminha com Rfast

Alejandro C. Frery acfrery em gmail.com
Qui Jun 25 07:31:15 -03 2020

Bom dia,

Eu gosto muito da biblioteca Rfast, e recentemente achei um probleminha nela. Vejam o seguinte código:

set.seed(1234567890)
gammamle(rgamma(100000, shape=2, rate=3))

$iters
[1] 4

$loglik
[1] -47638.33

$param
  shape    scale
2.013402 3.020945

Claramente, a estimação dos parâmetros da distribuição gama retorna a taxa (rate) como se fosse a escala (scale).

Comuniquei o problema aos desenvolvedores, que rapidamente responderam confirmando que é um erro. Eles me informaram que a versão do Rfast no Github já foi atualizada, e que ela virá na próxima versão.

Eu aviso aos colegas da lista para que tenham cuidado com essa função.

Abraços,

Alejandro