[R-br] Variancia

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Qua Jun 3 13:49:03 -03 2020

Elias,

O "enunciado" da sua questão traz vários pontos que precisariam ser melhor
elucidados:

Com um desbalanço na resposta como o indicado 42 variáveis independentes
pode levar a análise (que entimemicamente aponta para a Regressão Logística
ou uma da família log-linear) ao que se denomina sobreajuste.

A discussão sobre a quantidade de casos por variável é rebartiva, com
autores propondo uma regra (*rule of thumb*) simplificada de dez a vinte
casos por variável independente, enquanto outros buscam via arcanas
apresentações, geralmente via simulações, que não apresentam prova
matemática definitiva, que essa exigência seria exagerada.

Outrossim, pensando no domínio do problema você pode considerar que no caso
de VIs com variância muito pequena elas estão efetivamente entrando como
"mudas" para a explicação do seu problema, pelo menos do ponto de vista
matemático, e uma interpretação delas para o que está sendo modelado pode
fechar a questão.

HTH
--
Cesar Rabak