[R-br] Explicação Valores GLM

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Qua Jan 22 01:24:20 -02 2020

Chiara,

Para começar a responder devemos entender qual a modelagem foi feita.

Por exemplo: você fez uma GLM e escolheu a família gaussiana com função de
ligação "identidade" para o ajuste. Por que?

Em geral em regressões a significância do intercepto não traz muita
informação, pois o teste que você vê é contra o valor nulo dele, e aposto
que você já sabia que esse não era o caso...

Escreva a equação modelada pela regressão e veja então que a "explicação"
para o que elas significam será intuitiva para você no domínio do problema.

Contudo, *antes* de enveredar por esse caminho, plote os gráficos de
diagnóstico para essa regressão e veja se os quatro gráficos *default* indicam
que os pressupostos para a regressão foram atendidos de maneira razoável.
Dica : se você mandar a plotagem em um formato 2x2 os quatro gráficos
aparecerão ao mesmo tempo e você poderá analisar o todo de uma vez.

Uma outra coisa que seria conveniente você fazer é uma matriz de diagramas
de dispersão para suas três variáveis e ver se apenas estão correlacionadas
com sua variável considerada dependente cml ou as duas independentes também
estão correlacionadas, indicando possível colinearidade nelas.

HTH