[R-br] Manter o R atualizado no linux mint 9.3

Emerson Cotta Bodevan bodevan.ec em gmail.com
Qui Fev 27 16:43:24 -03 2020

Pessoal não estou obtendo sucesso para manter o R atualizado no linux mint
9.3.

O que estou fazendo:

Adicionei o repositório

deb https://cran-r.c3sl.ufpr.br/bin/linux/ubuntu bionic-cran35/

pelo synaptic

Quando pedi para recarregar aconteceu o seguinte erro
#####
Não foi possível baixar todos os índices de repositórios

O repositório pode não estar mais disponível ou pode não ter sido possível
entrar em contato com o mesmo devido a problemas de rede. Caso esteja
disponível, uma versão mais antiga do índice que falhou será usada. Senão o
repositório será ignorado. Verifique sua conexão de rede e certifique-se de
que o endereço do repositório esteja correto nas preferências.

The repository 'https://cran-r.c3sl.ufpr.br/bin/linux/ubuntu bionic-cran35/
Release' does not have a Release file.
######

Depois disso minha intenção é instalar o pacote Rcmdr, pois com a versão
atual do R 3.4.4 está ocorrendo o seguinte erro:
####
> install.packages("Rcmdr")
Installing package into ‘/home/ecbodevan/R/x86_64-pc-linux-gnu-library/3.4’
(as ‘lib’ is unspecified)
Warning message:
package ‘Rcmdr’ is not available (for R version 3.4.4)
####

Alguém poderia me ajudar?

*Emerson*