[R-br] Problema na conversão de datum: SIRGAS2000 para WGS84

Bia Rebelatto biafr8 em gmail.com
Seg Dez 7 09:47:29 -02 2020

Olá José,

Agradeço pela contribuição.

De fato, quando eu verifico o CRS tanto no R quanto no QGIS, é retornado o
CRS que preciso, o WGS84.

No entanto, este conflito de datum foi verificado ao abrir o shapefile no
ArcGis em outro computador. Este foi um material que criei para outra
pessoa, e ela relatou problemas ao realizar algumas análises por conta
desta diferença que citei no primeiro e-mail, sendo que os arquivo que ela
utiliza estão em WGS84.

Após o envio deste e-mail aqui na lista, foi me aconselhado a não realizar
a transformação de datum no R por conta de possíveis inconsistências. Como
sou nova nisso, não sei o quanto isso realmente pode acontecer.