[R-br] Diferença entre o teste de normalidade normalidade sobre a variável resposta e sobre a aov() dos dados em função da variável explicativa

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Sáb Ago 22 16:30:42 -03 2020

Pesso em ll,
Aproveitando o excelente "gancho" do Rodrigo, e abusando da nossa língua
pátria que permite aproveitar a ambiguidade dela para a gente usar numa
discussão, gostaria de contribuir nesta *trédi* com os seguintes argumentos:

1) A pergunta foi « … Gostaria de saber a diferença entre realizar:… »
2) A resposta dada por Ana Maria « Se eu entendi sua pergunta, não há
diferença de normalidade. … »
3) Há diferenças entre realizar uma e outra operação
4) O Rodrigo apontou uma delas « … salientar aqui que em análise de
regressão, não é necessário analisar a normalidade da variável dependente,
apenas dos resíduos. … »

Portanto, a diferença para p/OP Alexandre, é a seguinte:

Além de ser desnecessário é conceitualmente *incorreto* realizar testes de
normalidade em variáveis de regressões (e ANOVAs que são regressões
lineares especializadas).

Para uma apresentação mais aprofundada, vejam meu *post* nesta lista dia 27
de maio do corrente¹.

HTH
--
Cesar Rabak

[1] infelizmente, o google ñ me deixa colocar um link para a mensagem
aqui...