[R-br] Diferença entre o teste de normalidade normalidade sobre a variável resposta e sobre a aov() dos dados em função da variável explicativa

Ana Maria moreirafernandesanamaria em gmail.com
Sex Ago 21 18:19:39 -03 2020

Boa tarde. Se eu entendi sua pergunta, não há diferença de normalidade. Os
seus comandos do R mostram o teste de normalidade para a variável
dependente (que é a variável resposta) e o teste de normalidade para outra
variável, a independente (que é a variável explicativa).
Não vejo diferença, é o mesmo teste para as suas variáveis.

Espero ter lhe ajudado em algo.

Att.,
Profa. Ana