[R-br] Ajuda com análise conjunta de dois experimentos com parcelas subdividas

José Lucas Safanelli zecojls em gmail.com
Sex Set 20 11:08:17 -03 2019

Caros colegas,

Peço ajuda a vocês para conseguir entender e analisar o seguinte
experimento:
- são dois experimentos feitos lado a lado: um com plantio direto, outro
com convencional.
- em cada local, existe um experimento de parcelas subdividades, sendo o
fator manejo na parcela e dose de nitrogenio na subparcela.

Diante disso, gostaria de saber como expressar o modelo da ANOVA no R, a
fim de fazer comparação de médias, e mais pra frente, análise multivariada
via discriminante canonica.

Sei que são necessárias duas coisas:
- Dividir o erro dentro da abordagem da análise conjunta.
- Dividir o erro na parcela subdividida.

Tenho utilizado a seguinte expressão, mas não estou confiante quanto a
expressão. Infelizmente nunca trabalhei com experimento mais complexos como
este.

aov_N <- aov(N_kg_ha ~ Manejo * Rotacao * Nitrogenio + Bloco +
               Error(Nitrogenio/Bloco/Manejo), data = dados)
summary(aov_N)

Tanto o croqui quanto os dados estão neste link:
https://drive.google.com/drive/folders/1rjVv9KwtE5A7y-VPXTV9Y2GlilKLXK2F?usp=sharing

Agradeço se alguém puder me ajudar com alguma orientação.
José Lucas.