[R-br] Analise conjunta R

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Qui Out 31 20:21:06 -03 2019

José Wellingthon,

Devo assumir que você declarou um modelo de efeitos aleatórios (lme4, nlme)?
Se sim, não conheço implementação de Scott Knott para essa classe de
modelos no R.

Apesar de muito popular, no meu entendimento a aplicação do teste de Scott
Knott é muitas vezes mal interpretada. Não é um teste de comparações
múltiplas mas, devido ao hábito dos usuŕios é interpretado como se fosse.
De qualquer forma, não é o cerne da sua questão.

O pacote ScottKnott (que foi desenvolvido por membros dessa lista: Enio
Jelihovschi, José Cláudio Faria e Ivan Bezerra Allaman) tem a função
SK.nest() para ser usada em modelos de classe `aovList`, que representa
modelos de mais de um estrato quando se usa o termo Error() na fórmula da
aov(). Se usa muito para delineamentos em parcela subdivida e serve para
análise conjunta de experimentos também. Mas o requisito é balanceamento.
Aqui você tem exemplos que podem ser adaptados:
http://leg.ufpr.br/~walmes/mpaer/analise-conjunta-de-experimentos.html.

Se você declarar o modelo de efeitos mistos com a lme4 ou nlme, aí pode
usar a combinação de pacotes `lsmeans` e `multcomp` para sair com
comparações múltiplas, sejam por contrastes planejados, todas duas a duas,
todos contra testemunha, etc. O uso desses pacotes com modelos de efeitos
mistos você encontra exemplos aqui:
http://leg.ufpr.br/~walmes/mpaer/delineamento-em-latice.html.

Walmes Marques Zeviani
LEG - Laboratório de Estatística e Geoinformação [25.450418S 49.231759W]
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573                       linux user number: 531218
pages & profiles:
 http://www.leg.ufpr.br/~walmes | http://lattes.cnpq.br/4410617539281650
 http://git.leg.ufpr.br/walmes  | https://github.com/walmes
 https://www.mendeley.com/profiles/walmes-zeviani1/