[R-br] derivada da densidade de probabilidade

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Sáb Nov 2 17:08:56 -03 2019

Nilson,

O que você deseja fazer tem um nome que nossos antepassados que já
enfrentaram esse problema deram: "construção da ROC pelo método bi-normal".

Por transitividade matemática, você pode descobrir a curva logística que
identifica o valor da sua variável que discrimina melhor as duas condições.

Note que embora do ponto de vista *matemático* esses procedimentos todos
podem ser interpretados e compreensíveis (*in extremis* você poderia fazer
uma busca do valor da variável que maximize ou um alfa ou um beta de um
teste de hipótese versus as duas subdistribuições), usar isso como busca *post
hoc* nos seus dados para provar uma hipótese pode ser considerado inválido.

Se seu problema for de classificação, você precisa se proteger usando as
técnicas desse campo de estudo, como separação de parte dos dados para
treino e outra para teste, etc.

HTH
--
Cesar Rabak