[R-br] [Loop em Análise de Tendência sobre série histórica]

Renan Gon Ferreira gonferreirarenan em gmail.com
Sex Maio 24 15:53:01 -03 2019

Prezados, boa tarde!

Tenho numa planilha a série histórica de 56 estações pluviométricas. A
primeira coluna refere-se à data (mês/ano) do evento e as demais colunas
são as estações (cada coluna para uma estação da bacia hidrográfica). Quero
analisar se existe tendência ou não na série de cada estação. Pra isso,
estou isolando cada coluna (pra trabalhar separadamente com cada estação),
excluindo os NA e aplicando o comando Pettitt.test (que pertence ao pacote
"trend"). Mas apesar das colunas isoladas estarem com valores consistentes,
sem problemas, o resultado final que estou obtendo não está fazendo
sentido.

Alguém conhece este pacote, ou outro de tendência com teste de Pettitt que
poderia me indicar?

Além disso, alguém teria um script com loop (utilização do for?) pra que eu
possa obter o* p-value* e o *ano de mudança de tendência *referente a cada
estação, caso contrário eu teria que realizar separadamente esta análise
para 56 estações. A ideia seria fazer para isso pra primeira estação e
automatizar a análise e exportação dos resultados para as demais estações.

Muito obrigado, pessoal.