[R-br] two-way anova - violação das pressuposições

Diego Vieira diegovieir4 em gmail.com
Sex Mar 22 22:37:18 -03 2019

Observe que o gráfico de homocedasticidade possui uma tendência nítida de
cone, característico de heterocedasticidade (os livros de estatística
mostram essa tendência). O de normalidade me parece não apresentar
normalidade, apenas os resíduos do meio estão concentrados, as pontas estão
bastante descoladas. Eu optaria pela estatística não paramétrica ou glm.
Abraço.

Em sex, 22 de mar de 2019 às 18:44, Marcelo Laia por (R-br) <
r-br em listas.c3sl.ufpr.br> escreveu:

> surgirem
> >

> Gilson,
>
> Eu fiz essa verificação (gráficos em anexo).
>
> Há três observações que estão "fora".
>
> Eu utilizei o pacote bestNormalize e ele informa que a melhora
> transformação
> seria Log_b(x+a)[1]. Mas, eu não queria transformar os dados só por esses
> três
> outliers.
>
> 1. https://rdrr.io/cran/bestNormalize/man/log_x.html
>
> Uma vez que se trata de uma tese, preciso de argumentos para justificar a
> não
> [...]

Diego dos Santos Vieira Engenheiro Florestal