[R-br] Linha de tendência em xyplot (lattice): melhor ajuste

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Sex Jan 11 23:15:57 -02 2019

Marcelo,

Tanto o LOESS como a Spline são curvas "heurísticas" portanto, embora nada
seja impossível (que alguém tenha inventado algum tipo de *pseudo R²* para
elas), não teriam muito sentido porque a parte que o R² supostamente é
chamada a responder é o ajuste a um *modelo* dos seus dados que precisa ter
um pressuposto adicional aos dados, enquanto o uso da LOESS e Splines não.

Há excelentes referências à LOESS (a.k.a. LOWESS), embora o *site* primário
(o NIST) pode estar fora do ar devido ao *shutdown* de um certo país da
América do Norte...

De forma similar, o desenvolvimento e uso das splines pode ser bem
pesquisado na Internet sem problemas.

Ademais, você plota seus dados condicionando em fator, o que precisa ver se
permite analisar às curvas obtidas como paralelas o suficiente, senão você
poderia achar que dependendo desse fator o modelo seria diferente, o que
pode ser um fato científico ou uma bela besteira 😑!

HTH
__
Cesar Rabak