[R-br] Validação cruzada

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Ter Dez 3 16:24:47 -02 2019

Gente 🤔. . .

Os competentes *scripts* apresentados *não* me parecem validação cruzada. .
. apenas uma validação de um modelo com um conjunto seperado de dados dos
de treino.

Na validação cruzada deve-se fazer a quebra em dados de treino e teste em n
"dobras" (*folds*) e os resultados das n validações, *aí sim*, cruzadas
devem gerar um modelo "médio" ou mais adaptado a partir de alguma métrica
para o tipo de modelagem.

Maiores detalhes de natureza *prática* podem ser obtidas da página github
do pacote R caret e de natureza teórica em obras sobre o assunto, que para
uma abordagem sintética, recomendo a de Friedman, Hastie & Tibshirani "The
Elements of Statistical Learning", subcapítulo 7.10 "Cross-Validation"

HTH
--
Cesar Rabak