[R-br] Calcular distancia entre diferentes features geoespaciais

Yury Duarte yurynepomuceno em gmail.com
Ter Abr 2 17:53:12 -03 2019

Boa tarde colegas listeiros, como vão?

Estou em busca de uma solução/biblioteca que me retorne a menor distancia
entre os pontos de um shapefile (A) e os limites demarcados por um segundo
shapefile (B). Ambos são arquivos vetoriais, diferindo apenas no tipo de
vetor, o arquivo A é do tipo ponto e o B, do tipo linha.
A principio, pensei em utilizar a função dist(), passando como parâmetro
'x' uma matriz de coordenadas lat e log (em UTM, para que as distancias
saiam em metros), conforme o exemplo abaixo:

long = c(229962.334, 229974.248, 229980.185)
lat = c(7485757.595, 7485815.284, 7485806.226)
matriz.posicao = matrix(NA, nrow = length(long), ncol=2)
matriz.posicao[,1] = long
matriz.posicao[,2]  = lat
matriz.distancia = dist(matriz.posicao, diag=TRUE)

Isso funcionou quando minha intenção foi medir a distancia entre todos os
pontos do meu arquivo A, mas não consegui fazer uma adaptação para
encontrar a menor distancia entre os pontos de A e a delimitação de área no
arquivo B. Algum dos colegas já teve essa demanda ou poderia indicar uma
metodologia pra estudar?

Desde já, agradeço pelo auxilio de todos.

Yury Duarte
Engenheiro Agrônomo - ESALQ/USP