[R-br] Anova fatorial com medidas repetidas (e aninhamento?)

Thallita Grande tata9go em hotmail.com
Qua Out 17 09:10:12 -03 2018

Oi Cesar.

Na verdade, acho que os níveis da variável sensibilidade não são independentes. Pois os níveis "sensível" e "tolerante" foram caracterizados de forma diferente para o grupo florestal e savânico. É como se eu tivesse 4 níveis distintos dentro da variável sensibilidade, dois relativos ao nível savânico e dois relativos ao nível florestal, da variável "tipo".

Estudando sobre aninhamento, encontrei essa possibilidade:

modelo <- aov(PC ~ Rede * ambiente/sensibilidade + Error(paisag), data=data)

Mas estou com dúvida se expresso o aninhamento dessa forma, ou dentro do "Error", como por exemplo algo assim:

modelo <- aov(PC ~ Rede * ambiente * sensibilidade + Error(paisag/sensibilidade), data=data)

Agradeço qualquer elucidação.

Thallita Grande, M.Sc.
Doutorado em Ecologia
Instituto de Ciencias Biologicas
Universidade de Brasilia - Campus Darcy Ribeiro
Skype: thallita.grande
CRBio 080256/04-D