[R-br] Digest R-br, volume 95, assunto 3

Caio Corrêa caiocagronomo em gmail.com
Sáb Nov 3 14:45:05 -03 2018

Marcelo, acredito que isso pode te ajudar...

> dados <- textConnection("Bloco Clone Esp Arv CAP HT
+ 1 A 3x3 1 12,5 18
+                         1 A 3x3 2 10,1 11
+                         1 A 3x3 2 11 11,5
+                         1 A 3x3 3 19 21
+                         1 A 3x3 4 19 20
+                         1 A 3x3 5 9 8
+                         1 A 3x3 6 18 17
+                         1 A 3x3 6 17 18
+                         1 A 3x3 6 18,5 17,5
+                         1 A 3x3 7 8 10")
> x <- read.table(dados, header = T, dec = ",");x
   Bloco Clone Esp Arv  CAP   HT
1      1     A 3x3   1 12.5 18.0
2      1     A 3x3   2 10.1 11.0
3      1     A 3x3   2 11.0 11.5
4      1     A 3x3   3 19.0 21.0
5      1     A 3x3   4 19.0 20.0
6      1     A 3x3   5  9.0  8.0
7      1     A 3x3   6 18.0 17.0
8      1     A 3x3   6 17.0 18.0
9      1     A 3x3   6 18.5 17.5
10     1     A 3x3   7  8.0 10.0
> CAP.sqrt <-function(x){ raiz = sqrt(sum(x^2))
+ return(raiz)}
> x$COVA <- paste(x$Bloco, x$Clone, x$Esp, x$Arv, sep = "")
> attach(x)
> CAPcalc <- tapply(CAP, COVA, CAP.sqrt) #note que aqui com o exemplo que
você deu só teremos 7 resultados (possíveis combinações entre bloco, clone
e espaçamento),
> # criando um novo data.frame com a variável CAPcalc
> detach(x)
> # TESTE
> newtable <- data.frame(BLOCO  = rep(1, times = 7),
+                        CLONE = rep("A", times = 7),
+                        ESP = rep("3x3", times = 7),
+                        ARV = 1:7,
+                        CAPcalc)
> newtable
       BLOCO CLONE ESP ARV  CAPcalc
1A3x31     1     A 3x3   1 12.50000
1A3x32     1     A 3x3   2 14.93352
1A3x33     1     A 3x3   3 19.00000
1A3x34     1     A 3x3   4 19.00000
1A3x35     1     A 3x3   5  9.00000
1A3x36     1     A 3x3   6 30.90712
1A3x37     1     A 3x3   7  8.00000

Em sáb, 3 de nov de 2018 às 12:00, <r-br-request em listas.c3sl.ufpr.br>
escreveu:

> [...]
>
> Pergunto: alguém já otimizou isso no R? Tenho 7.473 linhas de dados para
> analisar e já fiz isso na unha (Calc Libreoffice) para os 3 anos
> anteriores.
> Como ainda teremos mais 3 anos de medição desse experimento, estou buscando
> ajuda. Não tenho nenhum código em mente para enviar. O pedido de ajuda para
> este caso e para o outro que irei enviar em seguida parte do zero.
>
> Obrigado
>
> --
> Marcelo

> Fim da Digest R-br, volume 95, assunto 3

*Caio Cézar Guedes Corrêa* <http://lattes.cnpq.br/3271223159819454>
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
Genética e Melhoramento de Plantas (Plant proteomics)