[R-br] IC 95%

Marcus Nunes marcus.nunes em gmail.com
Sáb Nov 3 07:43:11 -03 2018

Este é um teste t de comparação da diferença entre as médias de dois
grupos. Por padrão, o R assume que os níveis dos grupos são dados em ordem
alfabética. Portanto, no teu caso, Grupo 1 é FEMININO e Grupo 2 é
MASCULINO. Desta forma, tua hipótese nula é

H_0: mu_1 - mu_2 = 0

Ou seja,

H_0: mu_FEMININO - mu_MASCULINO = 0

O estimador será X_barra_FEMININO - X_barra_MASCULINO. Portanto,
4.920046 - 7.106892
= -2.186846. A partir disso, é fácil ver porque o intervalo de confiança é
todo negativo (dica: há diferença entre as médias, com FEMININO <
MASCULINO) e porque a estatística do teste deu negativa também.
--
Marcus Nunes
Professor Adjunto