[R-br] GLMM - Predição

Cleber Iack profiack em gmail.com
Quinta Março 1 14:11:43 -03 2018

Prezados,

Eu tenho n Empresas diferentes em suas caracteristicas  e cada empresa
desta tem os mesmos cargos
Selecionei dados de diversos integrantes de cada cargo de cada Emresa, e
foram anotados variaveis comportamentais que variam de 0 a 10, a qual para
facilitar chamarei de x1,x2,x3, estas variaveis foram coletados mais de uma
vez para cada pessoa.

O Objetivo é prever a probabilidade de ocorrencia de um fato, sendo que
cada pessoa foi anotado tambem se este fato ocorreu ou não.

Utilizando

formMod1= fato~  x1+x2+x3+(1 | empresa/ cargo)
Mod1 <- glmer( formMod1 , data = dadosord , family = binomial,
                     control = glmerControl(optimizer="bobyqa"))

Este modelo eu consigo fazer uma "predição" sem "problemas"

n11 <-  data.frame(empresa=factor("M1", levels =
levels(dadosord$empresa),ordered=FALSE),
                   cargo=factor("P1", levels =
levels(dadosord$cargo),ordered=FALSE),
                   x1=1, x2=7,x3=7)
predict( Mod1 , n11, type="response")

Mas eu fiquei preocupado pois tendo em vista que tenho mais de uma
observação das caracteristicas por individuo, se eu nao teria que ou
coloca-lo tambem como aleatorio
ou de alguma maneira analisar esta estrtura de possivel correlação

Pensando no primeiro caso fiz
formMod2= fato~  x1+x2+x3+(1 | empresa/ cargo) + (1 | ID)
Mod2 <- glmer( formMod2 , data = dadosord , family = binomial,
                     control = glmerControl(optimizer="bobyqa"))

Só que neste caso ao tentar prever a probabilidade do fato, a função me
pede quem é o id proposto o que foge ao interesse pois devo estudar para
uma pessoa aleatoria que tenha as mesmas
caracteristicas x1, x2, x3.

E a segunda forma, se for o caso, eu não sei como faria

Agradeço a orientação dos amigos