[R-br] como carregar somente algumas colunas de um arquivo csv?

Cinara Santos cinara.ufjf em gmail.com
Sex Dez 7 10:38:59 -02 2018

Olá!

Continuo as voltas com arquivos realmente grandes...

Desta vez, está em csv.
Ocorre que não preciso trabalhar com todas as colunas.

Tendo conhecimento das colunas que me interessam (sei seus nomes -
"header"), gostaria de saber da possibilidade de carregar somente tais
colunas ao invés de carregar o arquivo inteiro, pra depois manter somente
as colunas que me interessam....

É possível?

Ainda gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão pra eu conseguir
abrir aos pouquinhos o arqeuivo do stata que deu estouro de memória [Digest
R-br, volume 95, assunto 21]....

Desde já, grande abraço!