[R-br] Reproduçao dos resultados de Gabriel(1971)

Luiz Roberto Martins Pinto luizroberto.uesc em gmail.com
Sexta Abril 6 17:31:23 -03 2018

Sim, será um prazer compartilhar.

Estamos (prof. Tadeu-ESALQ e eu)  propondo revisitar o método de estimação
das coordenadas do gráfico biplot em dois trabalhos com apresentação oral
na RBRAS.

Estou encaminhando proposta para discutir este gráfico biplot, com
modificações,  no R-day. Nesta ocasião pretendo apresentar e discutir esta
Figura 2  com as coordenadas estimadas conforme proposto por Gabriel (1971)
e conforme nova proposta que denominamos  'Gabriel modificado'.

Utilizamos o R e a função bpca (Faria et al) como função-base, na qual
implementamos alterações para realizar o gráfico biplot como sugerido por
Gabriel (Figura 2), bem  como outras análises de interesse.

Abraços. Luiz Roberto.