[R-br] [OFF TOPIC] Dúvida diferente número de plantas por UA, mas, mesma área da UA

Marcelo Laia marcelolaia em gmail.com
Segunda Outubro 23 11:00:26 -02 2017

Caros colegas,

Nesse final de semana me surgiu uma dúvida. Quando da análise de um experimento
cuja unidade amostral possui o mesmo número de plantas, essas entram na análise
normalmente. Por outro lado, tenho uma situação que, devido aos diferentes
espaçamentos, a quantidade de plantas por UA é diferente. Para se fazer um
teste de média eu posso utilizar as UA com números de plantas diferentes ou
devo usar a média das parcelas? O experimento visa identificar qual é o melhor
espaçamento de plantio para cada genótipo. Assim, a área amostral é sempre a
mesma, mas, o N difere. O experimento conta com 6 blocos e os tratamentos foram
sorteados dentro de cada bloco.

Não sei me fiz entender, mas, lá vai minha dúvida que nada tem a ver com R.

Se puder ajudar, agradeço muito.

--
Marcelo