[R-br] Corrigir ausência de dados

Edson Lira edinhoestat em yahoo.com.br
Terça Novembro 14 22:37:56 -02 2017

Valeu Cesar e Elias
 Prof. Edson Lira, Me
Estatístico
Manaus-Amazonas

    Em Terça-feira, 14 de Novembro de 2017 18:27, Cesar Rabak <cesar.rabak em gmail.com> escreveu:

 Edson,
Considerando a última msg, sobre o problema em geral:
Não existe uma única fórmula para resolver esse problema. No jargão atual a tentativa de resolvê-lo, além do óbvio de deletar os casos com as variáveis faltantes ou considerar uma a uma, há, a assim denominada, imputação.
A respeito disso há desde tutoriais simples até obras (com custo até salgado) inteiras dedicadas a esse assunto.
Como sempre, existem pacotes do R para isso, que consideram o usuário já sapiente sobre as técnicas que automatiza.
HTH--Cesar Rabak

Caros amigos, tenho uma série de dados de pea e pnea que têm uma ausência de dados no ano de 2010. Como faço para corrigir essa ausência?
TrêsDuas dúvidas:
1. Como organizar a planilha visto que devo corrigir a ausência por estado para corrigir a ausência de pea e pnea para o ano de 2010 por estado?2. Qual a técnica que me aconselham a usar?3. E como fazê-lo com uma única rotina?
Abaixo o link da planilha
Download pea pnea 02 14.csv

|   |
Download pea pnea 02 14.csv