[R-br] Comparação de modelos não lineares via teste de Vuong [nonnest2]

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Terça Novembro 7 18:46:38 -02 2017

Recomendo proceder da seguinte forma para testar o efeito de sistema sobre
a curva ajustada, ou seja, se as curvas são iguais independente dos níveis
do fator sistema. O teste usado abaixo é o de razão de verossimilhanças. Eu
desconheço a teoria que sustenta o teste de Vuong que você mencinou, mas
não me parece correto porque você está usando dados diferentes e ajustando
o mesmo modelo. Eu creio que ele seja recomendado para avaliar a igualdade
de dois modelos aplicados ao mesmo conjunto dados. Segue CMR.

library(nlme)

n0 <- gnls(diversidade ~ a * parA^b,
           data = dados.ajuste,
           params = a + b ~ 1,