[R-br] Des-transformar variáveis

Hugo Zeni hzeni82 em gmail.com
Quinta Maio 18 20:38:12 BRT 2017

Pessoal, boa noite!

Senhores sempre aprendi que ao transformar variáveis aleatórias para
atender a algum pressuposto da ANOVA ao apresentar os resultados você deve
usar a função inversa da transformação que aplicou.

Por exemplo se eu usar a transformação raiz quadrada devo ajustar os
resultados depois das analises utilizando-se do quadrado desses números.

Eu usei a transformação de BoxCox utilizando-se da biblioteca car para
extrair o lambda:
require(car)
summary(p1<-powerTransform(Var1~Trat+Rep, dados))

e depois transformei minha variavel aleatoria seguindo a equação (y^lamb)-1
/ lamb. Até aí tudo bem, normalidade por Shapiro foi atendida e
cedasticidade por Bartlett ok também.

Meu questionamento é como "des-transformar" minha v.a.? Qual a função
inversa para poder apresentar os dados?

Obrigado a todos