[R-br] Erro em fazendo pacote. .Random.seed e caracteres ASCII

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Sexta Março 10 10:18:02 BRT 2017

Amigos de R,

Submeti recentemente um pacote ao CRAN, e ha erros que preciso consertar
antes da publicaçao. Mas dois deles eu nao estou sabendo como.

https://win-builder.r-project.org/incoming_pretest/170309_202247_ems_0311/00check.log

O primeiro deles é que o check acusa que no pacote há um banco chamado
.Random.seed. Esse banco nao deveria estar la. Eu nao sei ao certo de onde
veio, nem onde ele está. A unica coisa que sei é que ele nao está na pasta
dos dados e nem está visivel no namespace do pacote. Imagino que retira-lo
da arvore do pacote resolveria, mas nao estou sabendo como.

O segundo problema é que o banco de dados de exemplo utilizado no pacote,
possui níveis de variaveis categoricas que ficaram "desconfiguradas", por
conta dos "ç" ou "ã". Isso faz com que caracteres fiquem irreconheciveis.
Imagino que em algum momento entre importar editar e salvar, o encoding dos
caracteres mudou, e retornar ao encoding original resolveria. Como faço pra
voltar ao encoding original? Ou há alguma maneira mais inteligente de
resolver e eliminar o erro de presença de caracteres nao ASCII?

Alguem tem um bizu pra eu saber como arrumar essas questoes?

Abraço forte,

Pedro Brasil
(:)=