[R-br] Digest R-br, volume 78, assunto 8

Diogo Braga Mendes dbmest em gmail.com
Domingo Junho 18 11:18:43 -03 2017

Olá Clodoaldo!

Se vc quer simular os itens de uma escala Likert com base em uma variável
latente com distribuição normal, primeiramente deves informar quais valores
desta variável irão limitar os itens da escala. Por exemplo,

totalDeColunas <- ncol(norm)
totalDeItens<-7 # quantidade de itens na escala
# dividirá seus dados em 7 intervalos (com frequências aprox. iguais)
faixas<-quantile(norm, seq(0, 1, length.out = totalDeItens+1)) # quantis
empíricos
norm.likert<-norm
for(col in 1:totalDeColunas){
norm.likert[, col] <- cut(norm[, col], breaks = faixas)
}

Isto não a possibilidade de vc dividir as faixar com base em quantis da
distribuição multivariada que vc gerou. É bom checar também modelos da TRI
como os modelos de Rasch.

Diogo Braga Mendes
- Estatístico do IPAMB-Belém/PA.
- Mestre em Estatística-PPGME/UFPA.
- Bacharel em Estatística, CONRE 9558.
- Fone: (91) (TIM) 98239-7799 / (CLARO) 98416-3098

O âmago da ciência que sempre se apresenta como a mais importante no que
refere a resultados práticos, é a pesquisa altamente teórica e abstrata
nascida da infatigável curiosidade, exibilidade e força da razão humana -
Andrei Sakharov