[R-br] tratamento de pontos discrepantes (pesos de bovinos)

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Quinta Julho 20 22:05:56 -03 2017

Prezada Adriele,

A questão de "detecção", e mais ainda, a remoção de dados aberrantes em
bancos de dados tem várias dimensões, dentre elas a puramente matemática.

Como você menciona uma fonte desses dados aberrantes como erros de
balança,imagino que os outros pontos seriam escrutinizados antes de se
jogar fora para facilitar a análise matemática, "pontos de influência" me
vêm à mente, mas para tornar curto este post:

Há² um pacote no R para detecção de outliers, obviamente de forma
"automática" usando técnicas de testes estatísticos e outro usando técnicas
de *bootstrap* e detecção não paramétrica.

Quanto ao seu algoritmo, que li de maneira perfunctoria, e portanto sujeito
a erros de interpretação, quer me parecer que você usa a mesma regressão
que vai ajustar seus dados para detectá-los, isso me parece inadequado: se
essa fosse a ação almejada, bastaria você usar os dados da regressão os
pontos de alavanca, influentes, etc. e retirá-los.

Uma outra fonte que você pode se interessar é que existem l*ivros* inteiros
dedicados a esse assunto, que podem colocar mais luz no seu problema (ou
deixá-la com mais dúvidas!).

HTH
--
Cesar Rabak

[1] Para um tratamento jocoso, veja o *fortune* sobre *outliers* no R!
[2] Que eu conheço, uma pesquisa mais aprofundada pode revelar uma miríade!