[R-br] leitura de arquivo de foto em formato dng (raw)

Cleber N.Borges klebyn em yahoo.com.br
Terça Dezembro 19 10:07:18 -02 2017

Olá a todos...  Bom dia...

Gostaria de ler arquivos de fotos em DNG pelo R.

Verifiquei que usando a função readTiff ( pacote tiff ) é possível
carregar a matriz com os dados...

Porém pela documentação da função, eu fiquei em dúvida se realmente não
há nenhum processamento das intensidades capturados pelo sensor de luz
da câmera...

Alguém tem alguma de dica de como acessar essa informação contida nos
arquivos DNG com o R?

Pode ser alguma dica que use algum outro software para passos
intermediários... mas no final gostaria de produzir matrizes com o R...

Obrigado

Cleber Borges

ps.: imagens serão produzidas smartphone samsung s7 edge

---