[R-br] Comparações Múltiplas

Isabela M. isabela.micaroni em hotmail.com
Quarta Abril 26 21:50:33 BRT 2017

Eduardo,
Obrigada pela ajuda. Mas acredito que ainda não é isso que eu preciso. Tentarei explicar com mais detalhes.
Fizemos uma MANOVA utilizando 5 variáveis respostas correlacionadas onde tínhamos um delineamento em bloco com 5 tratamentos qualitativos. As pressuposições da MANOVA foram atendidas, e o resultado da MANOVA indicou a diferença entre esses tratamentos. Como eu descubro a diferença entre esses tratamentos?

________________________________
De: R-br <r-br-bounces em listas.c3sl.ufpr.br> em nome de Eduardo Junior via R-br <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
Enviado: sábado, 22 de abril de 2017 18:15
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Assunto: Re: [R-br] Comparações Múltiplas

Boa tarde Isabela,

Sugiro a leitura do apêndice sobre modelos lineares multivariados do livro An R Companion to Applied Regression, John Fox. O manuscrito é ilustrado com códigos R <https://socserv.socsci.mcmaster.ca/jfox/Books/Companion/appendix/Appendix-Multivariate-Linear-Models.pdf>.
Multivariate Linear Models in R - McMaster University, Canada<https://socserv.socsci.mcmaster.ca/jfox/Books/Companion/appendix/Appendix-Multivariate-Linear-Models.pdf>
socserv.socsci.mcmaster.ca
Multivariate Linear Models in R An Appendix to An R Companion to Applied Regression, Second Edition John Fox & Sanford Weisberg last revision: 28 July 2011

Um outro material que pode servir como apoio é <https://jreduardo.github.io/lce5859-mem/exercises.pdf> a primeira seção é sobre testes de hipóteses em modelos multivariados, o código fonte fica em <https://github.com/JrEduardo/lce5859-mem/blob/master/exercises.R>.

Bons estudos.

Att,
Eduardo E. R, Junior<http://jreduardo.github.io/>

Boa tarde,
Meu nome é Isabela, faço iniciação científica e trabalho com análise multivariada, mais especificamente com a MANOVA. Alguém poderia me ajudar com script do R, para realizar a comparação múltipla multivariada, no caso para 5 variáveis?
Desde já agradeço!