[R-br] Teste de independência dos resíduos

Maurício Sangiogo ms_sangiogo em hotmail.com
Quinta Outubro 27 00:36:46 BRST 2016

Bom dia listeiros!

Estou iniciando no R, e gostaria de pedir ajuda a vocês sobre uma dúvida... Como eu faço no R para testar o pressuposto da anova de "independência dos resíduos"? Eu li algumas citações ao uso do Durbin-watson test para análise de resíduos em regressões, porém não sei se o mesmo se encaixaria (ou se ao menos está correto) para análise de experimentos com fatores qualitativos (em DBC ou DIC). Também vi algo em plotar um gráfico dos resíduos, mas não entendi o como. ..

Se alguma boa alma estatística puder me ajudar, muito obrigado, se não puderem agradeço igualmente.

Att

Eng. Agr. Maurício Sangiogo
TEL:(55) 96822030