[R-br] Extraindo parte de uma formula

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Quarta Novembro 30 14:26:04 BRST 2016

Amigos de R,

Estou tentando fazer uma função com alguns loops que comparam modelos em
diferentes subsets de dados. No caminho, eu precisaria extrair a parte
dependente das formulas dos modelos, mas não estou sabendo como. O que me
interessa é repetir a parte dependente da fomrula nos diferente subsets.

> library(survival)
> f <- coxph(Surv(time, status) ~ ph.ecog + age, data=lung)
> f$formula
Surv(time, status) ~ ph.ecog + age

# Eu gostaria de extrair o "Surv(time, status)" para um objeto de tal forma
que eu consiga seguir um modelo igual ao abaixo.

objeto <- Surv(time, status) # Esse passo que eu não estou conseguindo. E
deveria vir do primeiro fit "f"

f2 <- survfit(objeto ~ 1, data=lung, subset = lung$age >= 63 , type =
"kaplan-meier")
f2b <- survfit(objeto~ 1, data=lung, subset = lung$age < 63 , type =
"kaplan-meier")

Abraço forte,

Pedro Brasil