[R-br] sobre a utilização do paste para formar nomes de objetos

Antonio Silva aolinto.lst em gmail.com
Quinta Novembro 24 14:45:30 BRST 2016

Obrigado Cesar,

Realmente ficou complicado. Veja o exemplo abaixo:

dados1 <- c(1,2,3,4,5,6)
dados2 <- c(3,4,5,6,7,8)
dados3 <- c(5,6,7,8,9,10)
dados4 <- c(7,8,9,10,11,12)

t.test(dados1,dados3)
t.test(dados1,dados4)
t.test(dados2,dados3)
t.test(dados2,dados4)

# OK

a <- 1
b <- 2

as.name(paste("dados",a,sep=""))
as.name(paste("dados",b,sep=""))

# parece OK

for (a in 1:2) {
for (b in 3:4) {
t.test(
as.name(paste("dados",a,sep="")),
as.name(paste("dados",b,sep="")))
}}

# erro

Há alguma forma de "montar" o nome dados1 e dados2 com paste (p.ex.) de
forma que este nome possa ser usado em uma função e reconhecido como vetor
(ou matriz)?

Abraços

Antônio Olinto

Em 24 de novembro de 2016 12:00, Cesar Rabak <cesar.rabak em gmail.com>
escreveu:

> Antônio,
>
> *Acho* que não entendo sua dúvida e sua descrição do que você deseja
> versus o que você tentou me parece confusa.
>
> para fazer a cadeia "matriz" ser concatenada com, digamos, 1 até 12, (o
> seu "a in 1 to ..." onde o "to" seria em 12), basta apenas fazer o
> seguinte:
>
> paste0("matriz",1:12)
>
> HTH
> --
> Cesar Rabak

Antônio Olinto Ávila da Silva
Biólogo / Oceanógrafo
Instituto de Pesca (Fisheries Institute)
São Paulo, Brasil