[R-br] Residuos do Teste T de Student

Graciliano ggaldino em gmail.com
Sábado Novembro 19 17:29:39 BRST 2016

Olá Cesar,

Então, não falam nada de resíduo. Pensei que o resíduo da analise seria algo relacionado a dispersão das observações em relação à média de cada tratamento.

Na verdade minha preocupação é com a premissa de normalidade. Como geralmente é testado o resíduo da análise, fiquei sem rumo no caso do teste T.
  No stackexchange.com falam sobre testar normalidade de Y, mas isso não faz muito sentido se devemos ver o comportamento de Y sobre efeito de X.

Espero estar sendo claro.

-----Mensagem Original-----
De: "Cesar Rabak" <cesar.rabak em gmail.com>
Enviada em: ‎19/‎11/‎2016 15:20
Para: "Graciliano Galdino" <ggaldino em gmail.com>; "a lista Brasileira oficial de discussão do programa R." <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
Assunto: Re: [R-br] Residuos do Teste T de Student

Gracialiano,

Por que você esperaria resíduos de um teste t de Student?

Você conhece alguma referência ou obra que trate desse teste e fale sobre resíduos calculados devido a esse teste?

Olá a todos,

Quando faço uma análise qualquer usando teste T (t.test) não aparecem os resíduos na lista dos resultados da análise, como aparece na ANOVA. Como faço para extraí-los?

Abraço
--

Graciliano Galdino A. dos Santos
Biólogo