[R-br] Sorteios aleatórios de um cadastro (AAS ou amostra estratificada)

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Quarta Novembro 2 18:17:05 BRST 2016

André,

Como você passou pouca informação, posso sugerir-lhe o pacote survey a
função stratsample() para a estratificada, enquanto por óbvio, a AAS você
pode realizá-la com facilidade seja com sample() (como o Walmes sugeriu) ou
gerando um conjunto de números aleatórios e pós-processando-os caso a sua
AAS seja uma AASs (geralmente a mais "aceita" por pessoas não versadas em
estatística pois como nos ensinou o Bolfarine há uma intuição que « "não se
ganha mais informação es uma mesma unidade aparece mais de uma vez na
amostra" ».

HTH
--
Cesar Rabak