[R-br] Barplot

Marcus Nunes marcus.nunes em gmail.com
Terça Novembro 1 09:54:06 BRST 2016

Emerson,

imagino que alguns nomes de remédios não estão aparecendo porque falta
espaço para escrever os nomes. Tente adaptar o código abaixo para as tuas
necessidades:

#####
set.seed(123)
remedios <- sample(paste("Remédio", 1:10), 100, replace=TRUE)

tab <- table(remedios)
tab

par(mai=c(1, 1.5, 1, 0.5))
barplot(tab, horiz=TRUE, las=2)
#####

A opção las=2 do comando barplot coloca os nomes dos remédios na
horizontal, o que melhora bastante o aproveitamento do espaço.

O comando par(mai=c(1, 1.5, 1, 0.5)) altera as margens do gráfico. Se não
rodar este comando, os nomes dos remédio talvez não apareçam completamente.
Inclusive, se o nome dos teus remédios forem maiores do que os meus, tu vai
ter que aumentar o valor da segunda posição do vetor presente em
par(mai=c(1, 1.5, 1, 0.5)). Talvez tenha que usar um valor maior do que 1.5

Marcus Nunes
http://marcusnunes.me/