[R-br] "Unmelt" data frame

Jefferson Ferreira-Ferreira jecogeo em gmail.com
Terça Março 29 18:19:36 BRT 2016

Olá Manoel, obrigado pela tua mensagem.

Dados raster são imagens que contêm a descrição de cada pixel, em oposição
aos vetores. Grossamente, pode-se dizer que é um "mapa" onde cada pixel
representa um valor. No meu caso, valores binários (0,1) sobre
presença/ausência de um fenômeno qualquer.

Levemos em consideração o exemplo que dei no stackoverflow (
http://stackoverflow.com/questions/36271393/r-unmelt-a-melted-dataframe-back-to-original-dimensions
):

> df
          y    x
        1 27   1
        2 27   1
        3 27   0
        4 27   1
        5 27   0
        6 27   0
        7 27   0
        8 27   1
        9 27   1
       10 27.5 1
       11 27.5 1
       12 27.5 0
       13 27.5 1
       14 27.5 0
       15 27.5 0
       16 27.5 0
       17 27.5 1
       18 27.5 1

O resultado que preciso são objetos (do tipo raster), um para cada valor de
y, com dimensões, digamos aqui, 3x3.
Eu sei que posso atingir esse resultado através de r1 <- raster(matrix(df$x[
1:9],3,3,byrow=T)).
O caso é que eu precisaria de algo mais automatizado, que me separasse, a
cada 9 linhas (nesse exemplo), um objeto cujo nome fosse df.new.(valor de y
correspondente).
Espero ter conseguido ser claro. Se ficar em dúvida ainda, e puder ajudar,
escreva ou dê uma olhada no post
<http://stackoverflow.com/questions/36271393/r-unmelt-a-melted-dataframe-back-to-original-dimensions>
.

Obtrigado e um abraços