[R-br] Trabalhar com planilha de dados muito grande

Andre Oliveira andreolsouza em yahoo.com.br
Sábado Junho 4 08:18:26 BRT 2016

bom dia,estou precisando filtrar informação de  arquivos de microdados do INEP,  tem arquivos csv e txt com até 6gb a título basicamente de estudos. Sou leigo neste tema e gostaria de saber  qual melhor forma de proceder. Me recomendaram usar um banco de dados neste caso (SQLite,  MySQL, PostgreSQL ou Oracle),  mas não sei por onde começar. Alguém tem material que julgue importante e que possa compartilhar comigo? André Oliveira Souza. Graduação em Matemática, mestrado em estatística aplicada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo.  IFES