[R-br] Valores aparentemente iguais não são iguais

Elias Carvalho ecacarva em gmail.com
Sexta Julho 15 15:15:49 BRT 2016

Boa Tarde Pessoal

Eu preciso remover outliers do meu banco de dados, então executei o
seguinte comando:

outlier_values <- boxplot.stats(data$SCD)$out

Resultado foi esse:

> outlier_values
 [1] 20.98965

Porém quando tento remover com o comando abaixo, nada é removido:

data <- data[!(data$SCD)==20.98965,]

Comparando na mão os valores, vejo que a variável em determinada linha tem
o valor correpondente:

> data$SCD[152]
[1] 20.98965

No entanto, quando faço a comparação entre os dois valores que
aparentemente são iguais, o resultado é falso:

> data$SCD[152]==20.98965
[1] FALSE

Alguém poderia me dar uma ajuda e uma dica de como remover essa linha ?

Obrigado

Elias