[R-br] [Dúvida] Microsoft R Open

Leonardo Fontenelle leonardof em leonardof.med.br
Terça Julho 12 14:27:51 BRT 2016

Se a questão for apenas a biblioteca MKL da Intel, isso é possível sem o
cliente R da Microsoft. Detalhe que, para usar a biblioteca MKL, é
necessário adquirir uma licença. Não entendi muito bem qual é a
restrição, mas existe uma licença comunitária gratuita.

No caso específico do Arch Linux, é possível usar o pacote r-mkl do AUR.
Ao compilar o mkl, é melhor não usar o yaourt, e sim baixar o PKGBUILD
direto do AUR e rodar o makepkg à mão.

Imagino que, a longo prazo, a estratégia da Microsoft seja expandir a
base de usuários para que isso estimule as empresas a trabalhar com o
servidor R a Microsoft.

Abraços,

Leonardo Ferreira Fontenelle[1]

Links: