[R-br] Aumentar a memória do R

Éder Comunello comunello.eder em gmail.com
Quinta Janeiro 28 15:58:28 BRST 2016

Senhores, boa tarde!

Não sei se ajuda, mas relacionei os pontos que eu particularmente considero
no gerenciamento da memória do R. É baseado em minha experiência pessoal
limitada e restrita ao R no Windows.

Incremento de memória livre no R:

1) em máquinas com arquitetura 64-bits, utilizar software 64-bits:
- 32-bit R no 32-bit Windows: 2Gb (3Gb*).
- 32-bit R no 64-bit Windows: 4Gb.
- 64-bit R no 64-bit Windows: 8Tb.
2) verificar se memory.limit() corresponde à memória física instalada
(64-bits)
- o upgrade de memória posterior a instalação do R pode não ser detectado -
reinstalar
3) instalar mais memória física (considerando limites do item 1) -
reinstalar

4) verificar a possiblidade de selecionar somente parte dos dados (subsets):
- antes de importar: comandos de linha (grep, cut, sed) ou gerenciadores de
banco de dados (SQLite, MySQL)
- na importação, restringindo linhas e colunas
- após importar, criando objetos menores com subset(), RSQLite.

5) rever processamento e programação:
- evitar criar, duplicar objetos desnecessariamente
- apagar objetos que não estiver usando - rm()
- evitar instruções for()
- vetorizar cálculos
- preferir funções da família _apply

6) solicitar periodicamente a limpeza da memória ao S.O. (garbage
collection) - gc(), gc(reset=TRUE)

7) eventualmente - reiniciar o R - No RStudio: Session -> Restart R
(Crtl+Shift+F10)

8) utilizar pacotes que carregam dados diretamente do disco, liberando RAM
: ff, bigmemory, SOAR

9) utilizar pacotes voltados para manipulação de bigdata tal como data.table

​
Éder Comunello
PhD Student in Agricultural Systems Engineering (USP/Esalq)
Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa)
Dourados, MS, Brazil [22 16.5'S, 54 49.0'W]