[R-br] Pacote rJava

Éder Comunello comunello.eder em gmail.com
Terça Janeiro 26 16:23:41 BRST 2016

Gislaine, boa tarde!

Tive um problema similar, já faz algum tempo, quando usava Windows 7.
Acredito que possa ser devido à incompatibilidade do Java (JRE) instalado.
Se você está usando o R 64bits, o JRE também deve ser 64bits.

Presumindo que você utiliza Windows (pacote zip), você pode verificar a
versão do java na linha de comando.

C:\>java -version
java version "1.8.0_66"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_66-b18)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 25.66-b18, mixed mode)

Se você tem apenas a versão 32 bits do JRE, pode testar usando o R 32bits
(R i386) que deve funcionar. Ou instalar o JRE 64 bits <
https://java.com/en/download/faq/java_win64bit.xml>.

De qualquer modo, você deve atualizar o JRE para uma versão recente.

​
Éder Comunello
PhD Student in Agricultural Systems Engineering (USP/Esalq)
Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa)
Dourados, MS, Brazil [22 16.5'S, 54 49.0'W]