[R-br] Erro no ajuste usando nls()

Fernando Souza nandodesouza em gmail.com
Terça Fevereiro 16 13:05:38 BRST 2016

Oi Elias,

Obrigado pelas ponderações! Concordo totalmente com você. Também prefiro
o uso da abordagem não linear. Mas na questão proposta para a michele
ela afirmava que seu gráfico apresentava uma concavidade para baixo no
modelo gerado pelo matlab e o mesmo não ocorrera no R.

Sugeri a regressão polinomial como uma forma prática para ela ver que o
modelo gerado pelos dados não se comporta como ela esperava. Sugerir
escolher um outro modelo (não linear) ou utilizar a regressão
polinomial, se este atendesse os objetivos e lhe oferecesse a explicação
desejada.

Mas sou de sua opnião que a abordagem não-linear é mais informativa.

Mais uma vez agradeço as ponderações.Cresço muito com elas.

att

Em Ter, 2016-02-16 às 10:42 +0100, Elias Teixeira Krainski escreveu:
> Essa thread já passou mas recebi um email tardiamente e me interessou
> escrever sobre o seguinte:

> A flexibilidade os polinômios pode ser ruim para
> 1. interpretar
> 2. extrapolar
> 3. justificar (não há equação diferencial associada ao fenômeno)
> Esses três pontos justificam o uso dos modelos não-lineares em
> farmacocinética, farmacodinâmica e modelagem de curvas de crescimento,
> entre outras áreas.
>
> Elias

Fernando Souza
Zootecnista, DSc. Produção e Alimentação Animal
celular: (31)99796-8781 (Vivo) / (31)97358-4685 (Tim)
e-mail:nandodesouza em gmail.com
http://lattes.cnpq.br/6519538815038307
https://producaoanimalcomr.wordpress.com/