[R-br] Erro no ajuste usando nls()

Elias Teixeira Krainski eliaskrainski em yahoo.com.br
Terça Fevereiro 16 07:42:11 BRST 2016

Essa thread já passou mas recebi um email tardiamente e me interessou
escrever sobre o seguinte:

On 11/02/16 00:40, Fernando Antonio de souza wrote:
> Pense nos seus objetivos, pois modelos não lineares são menos
> flexiveis e talvez você tenha de encontrar um outro modelo. Veja uma
> regressão polinomial (grafico em anexo (vermelho), o ajuste parece
> melhor ( tem de olhar se os parâmetros lhe fornece a explicação desejada).

A flexibilidade os polinômios pode ser ruim para
1. interpretar
2. extrapolar
3. justificar (não há equação diferencial associada ao fenômeno)
Esses três pontos justificam o uso dos modelos não-lineares em
farmacocinética, farmacodinâmica e modelagem de curvas de crescimento,
entre outras áreas.

Elias