[R-br] Obtenção de Valores em Pontos de Arquivo Raster

Yury Duarte yurynepomuceno em gmail.com
Segunda Fevereiro 15 11:09:34 BRST 2016

Bom dia colegas programadores.

Estive trabalhando na obtenção de de dados climáticos a partir de um
arquivo de extensão .nc, com um gride de 0,25 grau para todo o território
nacional.
Minha necessidade é de extrair essas informações climáticas, dia a dia, em
formato numérico para alguns pontos específicos do mapa, que irão coincidir
com os pontos das estações meteorológicas de onde coletei os dados
observados.
Após algumas tentativas e com algumas ajudas dos colegas, cheguei no código
que segue ao final do texto junto com o link para baixar o arquivo
analisado.
Gostaria de validar esse código, pois não estou familiarizado com esse tipo
de arquivo e com o pacote do R que usei para abri-lo. Como não conheço o
conteúdo do arquivo, também não sei se houve uma limitação na visualização
da saída do comando View(e) pelo R.
Desde já, agradeço pela ajuda de todos!

Link para download do arquivo:

https://drive.google.com/file/d/0B6tnaf2fmoCcOXhnRDIxWnM5UDA/view

Código do R:

#seleção de diretorio
setwd("C:/Users/user/Desktop/Novo_BD")
#seleção de pacote
library(raster)
#seleção do arquivo de interesse
r=raster("Rs_daily_UT_Brazil_v2_19800101_19891231.nc")
#seleção da variavel de interesse dentro do arquivo
s=stack("Rs_daily_UT_Brazil_v2_19800101_19891231.nc", varname="Rs")
#criar lista de pontos a serem extraidos os valores de Rs
longitude=c(-47.5,-47.5,-44.5,-40)
latitude=c(-18.5,-19.5,-20.5,-22)
xy=cbind(longitude,latitude)
sp=SpatialPoints(xy)
#extração dos valores
e=extract(s, sp, method= "bilinear", df=T) #ou method="simple"
#View(e)
# Consertar data frame
df=data.frame(t(e)[,])
View(df)