[R-br] R companies

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Sexta Dezembro 30 17:59:54 BRST 2016

Leonardo,

Como sou membro do IEEE, posso dizer que não estou criticando "os
outros"...

Essa atitude "maria vai com as outras" do IEEE que faz um "levantamento"
baseado em "triangulações" por meio de "fontes online" tem tantos problemas
metodológicos que, de novo, acaba sendo um ótimo link para citar em
conversa em volta do bebedouro, mas não para embasar um relatório sério ou
uma decisão que envolva recursos importantes.

Notem que a mescla de linguagens (e aplicabilidade delas) é tão grande que
o estudo tem o mesmo valor de ver quais as línguas mais faladas nos
elevadores do Empire State!!

Vejam o artigo da wikipedia para ver as dificuldades de obter uma
informação desse tipo
https://en.wikipedia.org/wiki/Measuring_programming_language_popularity,
como contrapartida, um estudo baseado em usos de linguagens em ambientes
corporativos custa cerca de US$2000. . .¹ e provavelmente vai chocar que o
ler ao ver quais as linguagens mais usadas fora dos projetos abertos em
Githubs, Sourceforge, etc. . .

HTH
--
Cesar Rabak