[R-br] ANOVA: elementos para ensino introdutório

Jose Claudio Faria joseclaudio.faria em gmail.com
Quarta Dezembro 7 07:58:45 BRST 2016


Caros membros,

Retiro a afirmativa sobre a exatidão - mas mantenho a da precisão no
parágrafo abaixo:

"Uma delas é que, diferente do que se imagina, os pressupostos de uma
ANOVA não são necessários nem para a exatidão (aproximação do real) e
nem para a precisão  (repetibilidade) das estimativas das variâncias
obtidas entre grupos e dentro dos grupos que resultarão no subsequente
valor de prova (Fcal=s2_entre/s2_dentro)."

Obviamente, se partimos de amostras que não possuem distribuição
normal não poderemos - a partir dessas amostras - estimar com exatidão
a variância de uma pre-suposta população normal de onde as amostras
seriam consideradas provenientes. Portanto, a afirmativa sobre
exatidão é desprovida de significado no contexto.

Ab,
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Jose Claudio Faria
Estatistica
UESC/DCET/Brasil
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2016-12-06 7:43 GMT-03:00 Jose Claudio Faria <joseclaudio.faria em gmail.com>:
> Caros membros,
>
> Dando continuidade ao assunto, ao possibilitar realizar ANOVAs simples
> na ausência de modelos lineares ou particionamento tradicional, esta
> forma de ensinar (ver scripts) abre a percepção para várias coisas
> interessantes.
>
> Uma delas é que, diferente do que se imagina, os pressupostos de uma
> ANOVA não são necessários nem para a exatidão (aproximação do real) e
> nem para a precisão  (repetibilidade) das estimativas das variâncias
> obtidas entre grupos e dentro dos grupos que resultarão no subsequente
> valor de prova (Fcal=s2_entre/s2_dentro). Elas podem ser obtidas -
> identicamente - pelos dois métodos (aov e elementar) usando
> praticamente qualquer distribuição para obtenção das amostras dos
> grupos. Para testar basta substituir a função "rnorm" dos script para
> outras distribuições não normais e verificar.
>
> Os pre-supostos são requeridos sim para o que se pode/deve (ou não)
> fazer com o valor Fcal ao se usar a distribuição F de Snedecor para a
> tomada de decisão (aceitar ou rejeitar as hipóteses estabelecidas) em
> situação de incerteza. Se os pre-supostos não forem atendidos a
> decisão não terá o menor suporte conceitual associado a probabilidade.
>
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> 2016-12-05 8:45 GMT-03:00 Jose Claudio Faria <joseclaudio.faria em gmail.com>:
>> Caros membros,
>>
>> Gostaria de socializar algumas idéias e scripts em R de auxílio aos
>> professores universitários para fundamentar o estudante de nível
>> superior em cursos introdutórios de inferência estatística e análise
>> de variância (ANOVA).
>>
>> Creio que todos que tiveram esta experiência sentiram a dificuldade de
>> o fazer de forma compreensível e simples no contexto de cursos
>> introdutórios de 60 ou 75 horas.
>>
>> A intenção é que o estudante possa compreender as idéias centrais de
>> uma ANOVA - comparando cálculos por dois critérios: função aov e
>> elementar. O uso da função aov é a referência e e cálculo elementar é
>> o compreensível.
>>
>> Em outras palavras, os scripts permitem realizar as análises sem a
>> necessidade do apelo da álgebra linear - e seus pre-supostos - em
>> geral é inacessível a eles; ou aos procedimentos algébricos
>> convencionais (decomposição da soma de quadrados total em relação a
>> média geral em fontes reconhecidas e aleatórias de variação) também
>> pouco difíceis de digerir de forma compreensível (pois parece mágico).
>>
>> P.S:
>> 1- Os ensaios - simples no delineamento inteiramente ao acaso - podem
>> ser balanceados ou não;
>>
>> 2- Optei por colocar todo o material (figuras e scripts) em anexos.
>>
>> Aberto a correções, críticas, sugestões e melhoramentos.
>>
>> Ab,
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